Se você pretende emagrecer definitivamente, sem voltar a ganhar peso, é aconselhado perder entre 1 e 1,5 Kg por semana. Isso equivale a um emagrecimento de 6 Kg por mês. Por isso, se o seu objetivo é perder mais de 10 Kg, você vai precisar investir em atividades físicas e dietas orientadas por dois meses, no mínimo.

Quando você estiver perdendo peso e chegar muito próximo do peso ideal, não se iluda pensando que já está bom e também não deixe a preguiça desacelerar seu processo de emagrecimento. Pelo contrário, é importante intensificar as atividades físicas e esforços pois a perda de peso costuma se tornar mais lenta com o passar do tempo.

Para definir sua meta de perda de peso é fundamental calcular o seu Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC é uma medida padrão estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para indicar os níveis de gordura das pessoas.

Você deve calcular seu IMC e comparar o resultado aos valores da tabela, para descobrir se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima dele.